Reflexão sobre a Pandemia COVID-19

 

O ano de 2020 começou bem difícil concorda? e olha que nem estamos falando de política em si, mas sim da Pandemia COVID 19 ou mais conhecida como ” Corona Virus”. Outras versões já aconteceram anteriormente e são de conhecimento dos cientistas, mas esta mais atual chamada de COVID-19 tem esse nome pelo fato de ser da família “CoronaVirus” e um primeiro caso foi identificado na cidade de Wuhan em 31/12/2019 por isso o nome COVID19.

 

 

Os resultados desta pandemia foi o isolamento de todos para evitar o aumento de contaminação principalmente das pessoas que estão no grupo de risco que são os idosos, gestantes, mas a doença que traz sintomas bem parecidos como de uma “gripe” tem atingido pessoas de todas as idades e com isso afetando todo o globo terrestre.

 

O resultado disso tudo foi o isolamento social, todos precisamos estar dentro de casa, evitar locais públicos e aglomerações. Comércios foram fechados, somente foi liberado o funcionamento os supermercados, farmácias, hospitais e empresas de serviços essenciais. Algumas empresas tiveram a opção de optar pelo home office, mas outros como fabricas e outros tipos de comércios tiveram suas rotinas afetadas e embora a mídia não tenha divulgado, muitas empresas em menos de 30 dias começaram suas demissões. Essa situação eu mesmo vi quando fui fazer meu exame admissional para a emissora de rádio que fui contratado dias antes desta pandemia tomar a proporção que tomou. Ao fazer os exames os médicos comentavam que havia crescido o numero de consultas mas infelizmente quase 90% dos atendimentos eram pra exames demissionais e que eu era um dos poucos que estava em processo de contratação.

Uma situação difícil de encarar. Penso em como essas pessoas farão para se recolocar no mercado? como ficará a situação do nosso país? Eu penso que os patrões não estão mandando seus funcionários embora por motivos banais, mas sim porque de alguma forma a falta de clientes  a baixa nas vendas, a necessidade de quitar dívidas com fornecedores, locatários de seus estabelecimentos e também de pagar os salários dos seus funcionários, todos estão pagando caro por tudo isso.

Mas como eu, que mesmo empregado, e tendo meus trabalhos como freelancer posso driblar essa fase difícil e mesmo assim continuar trabalhando? Eu que sei trabalhar como: fotógrafo, editor de áudio, editor de video, editor de fotografia e barbeiro. A maioria dessas atividades que exerço estão suspensas nos comércios, a unica coisa que estava fazendo e continuo é editar podcast. Alguns dos meus clientes perderam seus empregos, consequentemente perderei clientes de edições e o que devemos fazer pra driblar esses momentos?

Nós brasileiros somos muito criativo, não duvido disso, muitos estão aprendendo a fazer suas mascaras de tecido e vendendo ou doando, outros estão descobrindo uma nova forma de trabalhar em home office, outros estão aprendendo e fazendo cursos online, mas o desejo de todos é que isso acabe logo porque todos temos que trabalhar para sustentar nossas casas e pagar nossas contas.

Para que tudo isso acabe o quanto antes, precisamos tomar os cuidados já divulgados pelo Ministério da Saúde e que em todo momento podemos ouvir pelo rádio, televisão e a internet, sabemos como nos cuidar, eu acredito que só não queremos mais ficar em casa. Há quem duvide da gravidade do que estamos vivendo, mas não duvide, realmente o caso é sério e o quanto antes mantermos a quarentena de forma correta, mais rápido voltaremos  a nossa rotina.

Bom, este texto é mais a minha manifestação pessoal de um cara que mesmo que tem o seu emprego hoje, também trabalha como freelancer e que todo dia precisa ir pra rua, ter acesso ao transporte publico e locais públicos, que vê muita gente na rua sem se cuidar de forma devida e que se pudesse estaria em casa preservando pelo bem maior que é a saúde. Sei que a situação esta difícil, mas o momento é de ficar em casa!!!

Aproveite para estudar, ler livros, renovar seus princípios religiosos, ficar perto dos seus familiares se possível, conversar mais com seu cônjuge porque quando isso tudo passar teremos que recuperar este tempo perdido.

Termino este texto desejando a você que chegou até aqui toda sorte do mundo. Que Deus te abençoe e te preserve, preserve sua família e que possamos superar este momento difícil que estamos enfrentando em 2020.

 

Um grande abraço.

 

Tiago Augusto

Radialista, Fotógrafo, Sonoplasta, Videomaker, Barbeiro, Podcaster e Brasileiro

 

 

Tagged with:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: