Profissão Freelancer

 

Desafio: Profissão Freelancer

Dificuldades e desafios dos profissionais autônomos que trabalham como freelancer

Antes de começar a escrever sobre o tema “Profissão Freelancer”, é preciso entender o significado da palavra “freelancer”. vamos lá

Significado de Freelancer

Substantivo Masculino e Feminino: Profissional que vende seu trabalho ou trabalha realizando suas atividades para diversas empresas, de modo a não estabelecer um contrato fixo nem trabalhar com exclusividade para uma única empresa, geralmente esse profissional trabalha a partir de sua própria casa, através da Internet; trabalhador autônomo.

Adjetivo: Que se refere a esse profissional ou ao trabalho por ele realizado; freelance: empresa investe no mercado freelancer.Etimologia (origem da palavra freelancer).

Do inglês freelancer (https://www.dicio.com.br/freelancer/)

Muito bem… após a compreensão do que é ser um freelancer (o que não é tão difícil nos dias de hoje não é mesmo?) quero compartilhar com você como e porquê optei por me tornar um freelancer. Não quero com este texto te dar uma receita do sucesso, isso se você estiver pensando também em seguir por este caminho mas posso dizer logo de cara que não é um caminho fácil e se você pensa em seguir, deve se preparar para sair do comodismo.

Freelancer em que?

Uma pergunta que talvez não seja ou não foi tão fácil assim, pelo menos pra eu responder isso porque eu sou um cara em primeiro lugar, muito conectado em comunicação. Desde pequeno brincava de programa de rádio, gravava programas com amigos, produzia minhas vinhetas no meu “micro system’ da Gradiente de uma forma que sinceramente não sei dizer como conseguia pensar e chegar nos resultados que tinha ( ainda vou dar um jeito de digitalizar essas fitas K7 e disponibilizar no podcast) mas desde então, de alguma forma ou de outra eu sempre estive ligado com comunicação audiovisual através do áudio, fotografia, criação de banners, cartão de visita, editando vídeos e por ai vai.

Depois que fui atrás desta minha paixão ligada ao rádio. Fiz um curso técnico de Rádio e TV na Rádioficina  , onde aprendi e desenvolvi técnicas em locução, operação de áudio em mesas de rádio, locução e atuação em programas de tv enfim. aprendi a como me portar numa emissora de rádio ou até mesmo em frente as câmeras. Durante o curso de rádio conheci a mídia Podcast e é ai que minha história começa, mas isso eu vou deixar para outro artigo  que logo postarei aqui no blog, por isso é importante você assinar este feed para receber sempre os conteúdos que publicarei aqui combinado!

Após o curso de rádio, me formei no ano de 2018 em Sonopalstia pelo  Senac, e no ano de 2019 em fotografia fazendo dois cursos. Fiz o curso de Fotógrafo e ainda em 2019 consegui uma bolsa de estudos no curso Técnico em processos fotográficos também pelo Senac onde vou concluir no ano de 2021.

Eu escrevi tudo isso para que você tenha em mente que para ser um bom profissional seja freelancer ou seja um profissional que atua no sistema CLT, você precisa estar preparado tecnicamente para que você seja um bom profissional no ramo de atuação que você escolheu. Por isso estude sempre!!!

O que me levou a ser freelancer?

Depois de 03 anos trabalhando numa rádio em São Paulo, dois deles trabalhando a noite e isso me ocasionando problemas familiares, decidi por sair da rádio onde trabalhava desde 2016 e juntar tudo que já estava fazendo para complementar a renda como editar podcast, fotografar e editar vídeos e fazer disso tudo minha fonte principal de renda.

Veja bem, não foi uma decisão fácil. Você precisa estar ciente que um profissional freelancer é seu próprio chefe, não tem salário fixo, você precisa ir atrás do “prejuízo”, precisa produzir para ter salário e isso pode variar de mês a mês e por isso você precisa ter plena consciência disso.

Eu já edito podcast desde 2016, comecei editando meus próprios podcasts e depois comecei a pegar podcasts de terceiros, pequenas parcerias para adquirir mais experiências. Em 2017 nasceu meu projeto chamado Vitrola Multimídia, um site criado com a motivação de oferecer edição em podcast e também hospedar outros podcasts e assim foi até o início de 2019.

Ainda em 2019 o site Vitrola Multimídia, passou por reformulações e hoje oferece serviços de edições em podcast e outros serviços direcionados ao áudio porém por questões técnicas o site foi retirado do ar e passei a trabalhar com este site que você esta neste momento.

 

Fotografia

Em Novembro de 2018, comprei minha câmera e em Janeiro de 2019 já comecei a pegar alguns trabalhos em fotografia. Trabalhos como pequenas festas infantis, casamentos, eventos esportivos como corridas de rua e as fotos de corrida você pode ver no link https://tiagoaugusto.fotop.com.br/fotos/ e outros trabalhos de fotografia você pode ver melhor neste site https://www.tiagoaugustofotografia.com/.

 

 

 

Metas e objetivos 

Agora todo o meu esforço esta em fazer novas parcerias, oferecer sempre a solução adequada a cada cliente. Isso porque eu comecei a entender que cada cliente tem sua particularidade, sua necessidade mas de uma forma diferente do que eu tratava quando tinha ainda uma primeira renda como CLT.

A cada atendimento que realizo seja via site, via e-mail ou diretamente pelo whatasapp procuro dar a atenção exclusiva da mesma forma que eu gostaria que eu fosse atendido pelo profissional que estou falando sobre prestação de serviço. Isso tem sido um diferencial segundo os clientes tem me relatado e deixo essa dica a você, tenha um atendimento personalizado e humanizado.

Em 2020, meu objetivo é trabalhar bastante, fidelizar clientes e fazer novos amigos. Trabalhar em casa pode ter suas vantagens mas também pode ser um inimigo se você não tiver disciplina. Não é porque você esta em casa que você vai acordar tarde, trabalhar menos horas do que você trabalha como clt. Acredite, no começo você vai trabalhar bem mais, acredite!

Eu tenho minhas metas e meus objetivos para 2020 e você? Você esta preparado para enfrentar este desafio? está disposto a perder talvez um pouco de conforto para no futuro ter de certa forma uma liberdade? Estas são perguntas que eu precisei responder sem duvidar para decidir sair da rádio e enfrentar essa nova fase e que você também precisa responder, se você não tem certeza se esta preparado, minha sugestão para você é NÃO SAIA DO SEU EMPREGO.

Vou terminando por aqui este artigo, espero ter te ajudado de alguma forma e nos encontramos no próximo artigo por aqui.

 

Um grande abraço e se precisar de um freelancer é só clicar aqui

 

Redes Sociais

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: